descriçao

descriçao

Siga-me no Facebook

Pesquisar este blog

quinta-feira, maio 10, 2012

Como fazer um mosaico com pastilhas






Material Utilizado:

Madeira MDF
Cola para Madeira
Pastilhas de Vidro ou Azulejos
Rejunte para Azulejos Branco
Jornais Velhos
Esponja Macia
Óculos de Protecção
Cortador Especial para Pastilhas de Vidro
Luvas

Passos:

1. Escolha a peça que vc deseja executar o trabalho.

2. Passe o desenho para a peça escolhida com um papel carbono.

3. Passe a cola branca extra ou a cola para madeira amarela, em cada pastilha e tb no pedadinho de peça na qual a pastilha irá ser colada. Importante, passe aos poucos a cola no local onde a pastilha irá ser colada, pq senão pode secar rapidamente e não dar certo.

4. Escolha se usará as pastilhas inteiras, ou as cortará em pedacinhos. Caso opte por corta-las utilize os materias de segurança, oculos de protecção, luvas, e o cortador especial para pastilhas de vidro.

5.Vá colando as pastilhas tentando acompanhar o contorno. Isso é importante pois se o contorno não estiver bem feito seu mosaico ficará meio indefinido. Feito o contorno, preencha as partes do motivo.

6. Aguarde secagem por 24 horas para por o rejuntamento. Não coloque em hipotese alguma para secar sob o sol, pq pode rachar o rejunte.

7. Depois de seco, prepare o rejunte conforme instruções do fabricante. O ponto ideal é úmido porém sem água em demasia. Faça o teste da colher: ele não deverá escorrer de sua colher.

8. Retire o excesso de rejunte com uma espátula plástica, ou com um pedaço de papel embrulhado feito um pequena bola, ou esponja macia umedecida.

9. Após retirar o excesso, limpe o rejunte com um tecido úmido no máximo 15 minutos após te-lo aplicado. Faça uma boneca com jornal velho e vá esfregando sobre o mosaico limpando o rejunte e dando brilho ao mesmo tempo.

10. Salientando novamente que nunca se deve por o mosaico para secar ao sol. Deixe secar naturalmente.

Está pronto seu trabalho!